segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A ansiedade dentro do terreiro

Muitos dos que frequentam um terreiro de umbanda, querem fazer parte ativamente, querem fazer parte da corrente, querem incorporar, querem dar consultas, querem tudo isso e muito mais.
Será que estão preparados para assumir tamanha responsabilidade?
RESPONSABILIDADE com letras maiúsculas, com todo o peso que esta palavra tem dentro de um ritual de umbanda. Ser responsável primeiro por si próprio para depois assumir a responsabilidade de cuidar do outro.
Para vestir o tão sonhado branco, é preciso se vestir de humildade, respeito e conhecimento. Mas quantos se dão conta deste fato? Posso dizer pelo que vejo, que são poucos os que tem o pé no chão, a maioria tem a cabeça nas nuvens da ilusão.
Ao longo destes anos todos dentro da religião, ainda vejo aqui e ali uma legião de neófitos querendo passar a frente do seu "tempo", o tempo que todos temos para aprender e amadurecer. Pular etapas, ultrapassar limites, não faz evoluir mais rápido, muito pelo contrário.
A humildade tem que existir e se mostrar através do respeito ao solo que se pisa, a corrente astral que lhe acolheu, ao dirigente espiritual que lhe orienta e ampara, aos irmãos mais velhos que chegaram primeiro e já amadureceram e entenderam o valor da simplicidade.
A ansiedade em "consultar" tem que ser substituída pela vontade de aprender, de se preparar para melhor ajudar a todos que buscam o terreiro para amenizar suas dores físicas, mentais, emocionais e espirituais. Afinal, só estando bem e tendo conhecimento, é que podemos fazer o bem sem olhar a quem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário